quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dicionário de Acreanês

Eis o significado de algumas palavras usadas pelos acreanos.
Pelo menos pelas pessoas do meu convívio.
Em breve postarei um pouco da nossa história, que é muito interessante e diferente.

Se você souber de outras palavras, se ja passou por aqui e estranhou alguma, me diz, ta bão?


A
Arretado = excitado
Azular = quando alguém sai com muita pressa. EX.: "Vai ligeiro, menino. Azula!"/

B
Biscoito = quando o saber é doce. (vide bolacha)
Bolacha = todo e qualquer biscoito salgado
Brocado = é usado quando alguém ta ha algum tempo sem comer. Ex.: "rapaiz eu to brocado de fome"
Bueiro = manilha

C
Caba = maribondo ou também quando se refere a uma pessoa: "Má rapaiz, o CABA passô ligerim..."
Caniço = vara de pescar
Canhão = no Acre come-se muita galinha caipira. Então, quando as penas são tiradas ficam os - (ai,ai, que confusão na minha cabeça)- tocos, as pontas de pena no couro da galinha (ufa, acho que consegui).
Capote = galinha da angola
Carapanã = muriçoca, pernilongo
Chamixuga (rapaiz nem sei como escreve) = sanguessuga
Ciscador = rastelo
Cutex = esmalte de unha - não sei se era o nome de alguma marca.

D
Desmantelado = quando algo quebra significa que está desmantelado
Distentar = sacar, trocar o cheque
Dordolho = conjuntivite

E
Embiricica = quando a pessoa vai a uma pescaria e traz uma porção de peixes enfiadas em um galho de árvore Ex.: "pegou algum peixe?
- Marapaiz, olha a embiricica
Também utilizado para um aglomerado de pessoas. Ex.: "uma embiricica de gente"
Empalhar = quando alguém atrapalha o outro. EX.: "não sai cedo porque essa menina ficou me empalahdno..."
Entalar = quando a pessoa come algo que fica... (rapaz, oh coisinha dificil e explicar o que eu sei, mas não sei o sinônimo) entalado, a comifda fica presa na garganta, acho que é isso.
Entramelado = quando os dentes superiores ou inferiores ficam sobrepostos. Ex.: "os dente desse menino é tudo entramelado!"
Espocar = quando algo estoura. Muito usada quando uma pessoa diz que vai bater em outra: "vou espocar ela na porrada"


F
Fancha = lésbica

G
Gastura = agonia, mal-estar
Golpe = refere-se a um corte em alguma parte do corpo. "Rapaiz, eu levei um golpe maceta..."
Grafite = lapiseira

L
Lapiseira = apontador

M
Maceta = Enorme
Moco = surdo
Mujangué/Arabô (em Feijó) = Ovo bem batido, misturado com açucar e farinha de macaxeira.
Munturo = uma ruma (vide letra R) de lixo
Mariscar = pescar com caniço. (vide caniço na letra "c")

O

Oissa = ouvido Ex.: Eu sou bom das oissa, escutei direitim" (não sei se é com SS ou Ç...)
Oitão
= parte de cima da casa de madeira, as tesouras

P
Pepeta/papagaio = pipa
Pereba = ferida
Pernamanca
= viga de madeira
Provocar = vomitar "maninha, eu to com uma vontade de provocar"

Q
Queima = azia

R
Rego = vala, normalmente cavada para ecoar água suja.
Ruma = monte/munturo

S
Sote = sotão

T
Tacacá = bebida feita com a manipueira (água da mandioca), goma e jambú.
Teçado = facão
Testeira = cabeceira de cama
Tolete = esse é meio complicado de explicar. Quando se refere a fezes. EX.: "ei! dê descarga, tem um tolete no vaso sanitário" hehe
Trapicho = passarela de madeira construida para passagem de pedestre, comum em áreas alagadiças

V
Varado = usado quando a pessoa ta com muita fome. "menino do céu, eu to varado de fome"
Vôte = Interjeição que manifesta uma certa rejeição, repugnância a alguma coisa.

Um comentário:

Por mim disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vôte muié, tu que prejudigar os acriano é com umas cunversas dessa??
Pero amor de tudo nêga num faz assim não!!