quinta-feira, 8 de abril de 2010

Expressões acreanas

Eita pau pereira, não sei como os meus conterrâneos vão ver essa
postagem oh.
Minha intenção é resgatar algumas frases que cairam em desuso
e mostrar para o mundo que temos perolas maravilhosas (não é perjorativo, hein).


É comum no Estado do acre você ouvir as pessoas falando "veve" no lugar de vive. Ja passou a ser meio cultural. Ex.: "Fulano veve com dor de cabeça...
Conversando com minha professora ela comentou que estranhou quando chegou aqui e as pessoas diziam: "tem um horror de gente lá". Depois que ela compreendeu que "horror" é no sentido de "grande quantidade"
Em Xapuri/AC (lá vem Xapuri de novo) o pai do namorado da minha filha não os deixava assistir a programação de filmes da TV Globo "Tela Quente".
Ele alegava que que a televisão ia esquentar, a tela ia ficar quente.
Pode crer, é do vera!!!


As pessoas da melhor idade, falam de nomes de partes do corpo que é muito engraçado, chagamos até a demorar a entender.
É comum ouvirmos: "to com dor nas minhas amigas" isso referindo-se as amígdálas.
Ou então quando dizem: "minhas landras tão muito inchadas", isso falando de glândulas.

No acre, as pessoas se tratam carinhosamente por "maninha", por exemplo: "Não maninha, né assim não!". Esse tratamento é peculiar da minha terra. Tomara que nunca se perca.

"Eu nunca tinha ouviSto isso". O tempo todo a gente ouve alguém falado esso esta palavra - confesso que eu falava de vez em quando - e independe da escolaridade, nível social...
É uma mistura de ouvir com ver.
Ex.: "eu nunca tinha ouvisto essa música"

Nenhum comentário: